O que é a terapia com animais de estimação?

Thumb O que é a terapia com animais de estimação?

Você pode ter ouvido este termo antes, mas não sabia o que significava. Pet terapia é um tipo relativamente novo de programa que utiliza vários tipos de animais para auxiliar os seres humanos com reabilitação, transtornos mentais e conforto. Continue lendo para saber mais sobre a terapia de animais.

Pet terapia também é referida como “terapia de animais assistida”. É a noção de que os animais têm propriedades curativas apenas pela sua própria existência e proximidade com os seres humanos. Não é mágica, mas um laço entre formas de vida que traz muitos benefícios.

Animais de Terapia versus Animais de Serviço

O uso de animais por razões terapêuticas não deve ser confundido com um animal de serviço. Os animais de serviço são treinados por profissionais para ajudar aqueles com deficiências físicas ou mentais.

Os animais executam certas tarefas para eles ou atuam como alarmes quando surgem condições perigosas. Eles são propriedade de um único proprietário por vez e somente o dono toca o animal.

Por outro lado, os animais de terapia são geralmente animais de estimação para proprietários privados que oferecem ou contratam seus serviços para instalações que poderiam usar sua ajuda.

Esses animais não realizam tarefas, mas fornecem conforto, alívio, contentamento e interação social para uma variedade de pacientes com necessidades específicas. Animais de terapia trabalham com indivíduos ou grupos. Para serem eficazes, metas mensuráveis e um plano são construídos pelo terapeuta junto com o animal e seu dono.

Que tipos de animais de estimação são usados como animais de terapia?

Os animais de terapia mais comuns são cães e gatos. Equine terapia (uso de cavalos) também está desfrutando de uma presença saudável neste novo campo. Estes não são os únicos, no entanto. O principal requisito é que o animal seja gentil quando manuseado por uma ou várias pessoas.

Outros animais de estimação utilizados incluem aves, porquinhos da índia, peixinhos dourados, até galinhas e répteis. Enquanto o paciente não tiver medo ou o animal de estimação e receptivo a ele, esse animal pode se tornar um animal de terapia.

Benefícios da Terapia com Animais de Estimação

Qualquer que seja o tipo de animal de estimação, o uso de um animal no processo terapêutico tem alguns benefícios interessantes:

* Melhor foco e equilíbrio (dependendo do animal e da atividade)

* Interação física e contato

* Pressão arterial reduzida

* Aumento da estimulação mental

* Empatia (animais de estimação costumam espelhar o comportamento de seus donos)

* Maior auto-estima

* Melhoria das habilidades de resolução de problemas

* Maior confiança e trabalho em equipe na terapia

Esta é apenas uma lista abreviada, mas você pode ver para onde estamos indo.

Quem pode ajudar?

Pessoas de todas as esferas da vida podem se beneficiar de terapia animal. Estes animais de estimação são mais comumente vistos em instalações de enfermagem, onde eles servem como uma constante para pessoas que sofrem de demência ou doença de Alzheimer.

Nos hospitais, eles ajudam pacientes com câncer, pacientes cardíacos e aqueles que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Indivíduos com transtornos do espectro do autismo, bem como transtornos do desenvolvimento também podem se beneficiar da presença de tal animal.

Se você conhece alguém para quem a terapia tradicional sozinha não está funcionando, considere adicionar um animal de estimação amoroso à equação.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:

  • Animais
  • Curiosidades
  • Educação
  • Natureza
  • Receitas & Alimentação
  • Saúde & Bem-Estar
Thumb %title%

Produtos de Origem Animal que Provavelmente Você Não Sabia



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE