Métodos de aprendizagem para ensinar as crianças a ler

Thumb Métodos de aprendizagem para ensinar as crianças a ler

Existem dois ótimos métodos para ensinar as crianças a ler: o analítico e o global. O primeiro é baseado na criança aprendendo a separar as letras, então formam sílabas e, finalmente, as palavras.

O segundo centra-se em associar significados à palavra escrita completa. Ambos os métodos são complementares entre si.

O método global associa um significado à palavra

É baseado em um processo de síntese. Nesta perspectiva, a palavra é percebida como um todo com uma forma associada a um significado.

Muitas crianças que veem a palavra “Parar” sabem exatamente como pronunciar e o que significa muito antes de poder reconhecer separadamente “r”, “a” e “p” e saber qual o som que corresponde a cada uma.

As palavras exigem uma capacidade de discriminação mais complexa do que as letras. Mas são as unidades verdadeiras com significado da língua falada e os espaços entre elas que facilitam grandemente para criança para vê-las como um todo.

O processo adiciona velocidade a leitura para criança seguirem no bom entendimento.

O método analítico é baseado no que vemos escrito

O método analítico, como o próprio nome indica, é baseado em um processo de análise dos estímulos escritos que são percebidos através da visão.

Na palavra “pato” olhando da esquerda para a direita, a primeira coisa que se vê é um “p” que ao lado de um “a” é lido <pa>.

Este é o método mais utilizado para aprender português atualmente e em que a grande maioria das metodologias são baseadas. No entanto, não é uma tarefa tão simples como parece.

Por um lado, é necessário isolar nesta rede de linhas curvas e retas que formam a palavra, as letras como estímulos individuais. Cada letra escrita (grafema) deve ser atribuída a um som (fonema).

O relacionamento grafema-fonema deve ser unívoco, ou seja, a única maneira de ler essa letra é com esse som.

No entanto, o contrário não é o caso, pois existem sons que podem ser escritos de várias maneiras (casa – aza).

Este processo também dá acesso a uma leitura, mas para saber que o que se lê, tem que se fazer uma leitura abrangente.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE