Comer frutas e vegetais tornam as pessoas mais felizes

Thumb Comer frutas e vegetais tornam as pessoas mais felizes

Comer frutas e vegetais nos deixam mais felizes? Será? Que relação teria isso?
Que frutas e vegetais fazem bem para a nossa saúde isso todo mundo já sabe, porém, de 60% a 87% da população mundial consome menos do que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que seriam 400g ou cinco porções por dia.

Frutas e vegetais são uma parte fundamental de uma dieta saudável e nutritiva, mas seus benefícios não se limitam apenas à saúde física, vão muito além. É o que nos mostram novas pesquisas realizadas, que o aumento do consumo de frutas e vegetais pode melhorar o bem-estar psicológico de uma pessoa em apenas 2 semanas. A líder do estudo Dra. Tamlin Conner (Departamento de Psicologia da Universidade de Otago, Nova Zelândia) e colegas cientistas, descobriram que pessoas adultas que comeram frutas e vegetais numa maior quantidade que o costume diário, durante 14 dias, obtiveram uma melhora significativa na motivação e na vitalidade.

Os pesquisadores relataram recentemente essas suas descobertas na revista PLOS One.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, os adultos devem procurar consumir pelo menos uma quantidade equivalente a cerca de duas xícaras de frutas e cerca de duas a três xícaras de vegetais diariamente.

Como parte de uma dieta saudável, frutas e vegetais podem ajudar a reduzir o risco de obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e alguns tipos de câncer.

Nos últimos anos, estudos realizados sugeriram que a ingestão de frutas e vegetais também pode melhorar a saúde mental. Para o estudo, a Dra. Conner e sua equipe buscaram investigar ainda mais essa associação.

Maior motivação e vitalidade com o aumento da ingestão de frutas e vegetais

Para o estudo que teve duração de 2 semanas, os pesquisadores inscreveram 171 estudantes entre 18 e 25 anos, os quais foram divididos em três grupos.

O primeiro grupo continuou com seu padrão de alimentação normal. O segundo grupo recebeu duas porções adicionais de frutas e vegetais frescos todos os dias (incluindo cenouras, kiwis, maçãs e laranjas), enquanto que o terceiro grupo restante recebeu vouchers de produtos pré-pagos e lembretes de texto informando para consumir mais frutas e vegetais.

No início e no final do estudo, os participantes foram submetidos à avaliações psicológicas que avaliaram o humor, a vitalidade, a motivação, os sintomas de depressão, a ansiedade e outros determinantes da saúde mental e do bem-estar de cada indivíduo.

Os pesquisadores descobriram que os participantes que receberam frutas e vegetais extras e que consumiram a maior parte desses alimentos ao longo dessas 2 semanas, com 3,7 porções diárias, esse grupo notoriamente apresentou melhorias no quadro de bem-estar psicológico. No modo geral, esses participantes demonstraram melhorias em sua vitalidade, motivação e desenvolvimento.

Os outros dois grupos não apresentaram nenhum tipo de melhoria em seu quadro de bem-estar psicológico ao longo do período dessas 2 semanas de estudo.

Além disso, não foram observadas melhorias nos sintomas de depressão e ansiedade em nenhum dos grupos. “A maioria das pesquisas que ligam a depressão aos padrões alimentares tem sido longitudinal, o que significa que possíveis diferenças podem ser estabelecidas durante um período de tempo muito mais longo do que nosso breve período de 2 semanas”, observam os autores.

Ainda assim, os pesquisadores dizem que suas descobertas indicam que o aumento da ingestão de frutas e vegetais através da entrega pessoal pode levar a benefícios rápidos para o bem-estar psicológico.

Conclusão

A equipe conclui que: “Fornecer a jovens adultos frutas e vegetais de alta qualidade (sem ter que lembrá-los de comer ou qualquer outro tipo de incentivo), resultaram em melhorias no seu bem-estar psicológico, vitalidade, desenvolvimento e motivação em um curto prazo de 2 semanas. Este é o primeiro estudo a mostrar essa relação e todos os seus benefícios. Os resultados fornecem a validação inicial de uma relação causal entre frutas e vegetais e bem-estar, sugerindo que estudos de intervenção em larga escala são justificados”.

Fonte: Medical News Today (MNT)

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