A mente empreendedora que cria

Thumb A mente empreendedora que cria

Como ser empreendedor?

Sabia que é possível desenvolver seu potencial empreendedor? Nesse artigo iremos detalhar como e qual a finalidade de cada uma das principais características. O empreendedorismo transforma pessoas comuns em agentes de mudanças de vidas de outras pessoas. O mundo, nunca precisou tanto de mentes criativas, mentes empreendedoras.

“As histórias de sucesso começam mais ou menos assim: “alguém que trabalha muito, porém os rendimentos não são suficientes para manter um padrão de vida desejado”, a mente empreendedora começa a imaginar uma forma de melhorar, observa, pesquisa, calcula quantitativamente de quanto iria precisar investir para colocar em prática seu tão sonhado negócio. Porém vem as dúvidas e são muitas! Como é feito isso e aquilo? E se eu quebrar? Calma. Saiba que tudo pode ser aprendido, inclusive empreender. Numa circunstância semelhante, o melhor é antes de mais nada buscar conhecimentos e desenvolver habilidades.”

Onde e como desenvolver habilidades de empresário empreendedor?

O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas – ONU voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios, promovido em cerca de 40 países.

No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo Sebrae e já capacitou cerca de 250 mil pessoas, em mais de 10 mil turmas distribuídas pelos 27 Estados da Federação. Todo ano, o Empretec capacita em torno de 10 mil participantes.

É um seminário presencial com objetivos claros: tornar o participante mais seguro na tarefa de desenvolver seu negócio próprio com uso de metodologia vivencial, ou seja, participar de situações real que acontecem de fato no dia a dia.

“Ser empreendedor não é condição exclusiva de empresários ou de quem está à frente dos negócios. Tem a ver com atitudes que determinadas pessoas desenvolvem. Existem comportamentos que representam características empreendedoras”.

“Pesquisador canadense e um dos maiores especialistas na área, Louis Jacques Filion descreve que o empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões. Ou seja, alguém que pensa, planeja e age, arquitetando todas essas etapas de maneira estratégica para conquistar metas e objetivos.”

Confira a seguir algumas características básicas de um empreendedor de sucesso.

1 – Iniciativa e coragem – Empreender significa colocar ideias em prática, com outras palavras fazer acontecer. O empreendedor consegue ver o que é possível ser colocada em prática, planeja e executa, corre riscos, muda se necessário.

2 – Visão estratégica –  empreendedor tem percepção aguçada, ver longe, coloca-se no lugar de seu público, avalia vantagens e riscos para tirar o melhor proveito, posicionando seu negócio para crescer e aproveitar oportunidades.

3 – Liderança – o papel de liderança próprio do empreendedor, por entender todos os processos de funcionamento da organização, usa táticas de lideranças para motivar e obter a colaboração e participação de todos, potencializando os resultados almejados.

4 – Capacitação -as discussões mais recentes têm abandonado a antiga visão do empreendedorismo como uma característica inata. Os teóricos da administração e da gestão de empresas têm defendido a capacidade empreendedora como um aperfeiçoamento de competências. Investir em capacitação de todo o grupo, não só nos colaboradores, as ações de capacitação deve se estender a lideres e gestores, formando uma equipe coesa com os objetivos.

Empreendedor digital

Empreender no mundo online hoje em dia pode ser uma saída para quem quer driblar a crise e criar um negócio de baixo investimento inicial. Sendo assim, muitos modelos de negócios podem ser criados, desde pequenos ecommerces, até startups bilionárias.

Com o avanço das novas tecnologias e popularização da redes sociais, o empreendedor digital tornou-se uma referência no mundo dos negócios.  Existe muitas pessoas de todas as idades que vivem atualmente de um negócio digital operado a partir de casa. Mais não se engane, por ser um negócio, envolve riscos como qualquer outro do mundo físico. O que leva muitos falharem é exatamente essa aparente simplicidade, é preciso para ser um empreendedor digital bem sucedido um alto grau de profissionalismo, aperfeiçoamentos constantes.

Como em todo trabalho, as ferramentas são fundamentais, ou seja, plataformas que oferecem tudo que o empreendedor precisa para desenvolver seu negócio digital. Como exemplo de grande sucesso posso citar a F15D startups que tem como característica ser uma comunidade colaborativa também chamada de economia mesh, (economia do compartilhamento) geradora de tráfego orgânico.

No futuro, palavras como “consumo” e “compra” serão substituídas por “compartilhamento” e “troca”. Conheça a tendência que está mudando o jeito de fazer negócios. … Esses são apenas alguns exemplos de uma nova tendência que está mudando a maneira como os negócios são feitos: a economia compartilhada, ou economia mesh.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE