6 maneiras de revisar, memorizar e aprender de forma eficaz

Thumb 6 maneiras de revisar, memorizar e aprender de forma eficaz

Se você está aprendendo uma língua estrangeira, se preparando para um exame ou um concurso, se você está na escola e está aprendendo tabelas de multiplicação… Em resumo, você vai precisa memorizar muitas novas informações. Mas qual é a melhor forma de organizar revisões? Como ser o mais eficiente possível?

  1. Converse com alguém sobre a informação

Uma maneira de memorizar informações importantes para o cérebro é falar sobre isso, se faça de professor sozinho. Também pode fazer perguntas sobre o assunto para aprofundar.

  1. Os cartões flash

Os cartões flash são cartões cuja frente e verso indicam duas informações relacionadas, muitas vezes a pergunta e a resposta como, por exemplo, 7 × 9 na frente e 63 nas costas, uma imagem e sua tradução em uma língua estrangeira. O fato de você fazer seus os próprios cartões flash reforça o processo da sua aprendizagem.

  1. A criação de imagens e histórias mentais

Associar uma palavra ou uma frase com uma imagem permite lembrar melhor. O ideal é até inventar uma história de uma lista de palavras para memorizar. Em seu livro Objectif Mémoire, Hélène Weber conta uma história para lembrar os nomes dos planetas, por exemplo.

  1. Aplique a exemplos concretos, pictogramas ou diagramas

Uma informação entendida é mais facilmente memorizada, pois é explicável com suas próprias palavras. Mas para entender as informações, você deve ser capaz de ilustrar isso com exemplos de frases, pictogramas ou diagramas.

  1. Transforme a lição em um mapa

Revisar uma lição não significa “apenas” releitura, mas também transformá-la de forma pessoal para integrá-la e compreendê-la. Passar uma lição para a forma de um Mapa Mental é um meio eficaz de revisão, porque requer a seleção de informações importantes, pensando no layout dos ramos do mapa mental, sintetizando informações sob a forma de palavras-chave, pensando em ilustração do pictograma.

  1. A técnica de rega

Qual é a maneira mais eficaz de regar um gramado? Água por 90 minutos uma vez por semana ou três vezes por 30 minutos? É a mesma coisa para aprender, é melhor favorecer sessões curtas e espaçadas do que longas sessões intensivas. A energia do cérebro é tão mobilizada para manter o foco que não há energia suficiente para o processo de memorização.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE